Proposta Clarear

Proposta Clarear

Em “Alice no País das Maravilhas”, escrita por Lewis Carroll, consta o que talvez seja o melhor exemplo do quanto a falta de clareza sobre o próprio senso de direção e de propósito afeta a vida das pessoas, o seu bem estar, a conquista de seus objetivos:

Alice pergunta ao Gato:

– O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui ?”

– Isso depende muito de para onde você quer ir.” – respondeu o gato.

“- Não me importo muito para onde…” – retrucou Alice.”

– Então não importa o caminho que você escolha.” – disse o gato.

– …..contanto que dê em algum lugar…”, Alice completou.

Ao ouvir isso, o Gato diz:

oh, você pode ter certeza de que vai chegar… Se você caminhar bastante.

Muitos caem na armadilha de dizer que sabem o que precisa ser feito. Porém, com objetivos dispersos, sentem-se paralisados em suas dúvidas e pensamentos – e não o fazem.

É assim que, na maioria das vezes, caminhamos por nossas vidas: sem sabermos exatamente para onde estamos indo, sem percebermos ou sem darmos muita atenção ao que estamos sentindo.

E parafraseando o texto acima; “quando você não sabe para onde ir chegará certamente aonde não deseja“.

E a vida vai passando……. até o momento em que nossas emoções ou desejos ocultos (que a essa altura não podem mais serem represados) explodam através da raiva, do rancor, da tristeza ou de doenças físicas. Demoramos a reconhecer – de verdade, o que realmente sentimos e queremos; ou melhor, o que de fato é importante para nós.

“Clarificar ou clarear” é definir qual caminho trilhar, quais opções ou comportamento adotar – respeitando não apenas nosso conhecimento formal ou nossa razão, mas em especial nossos sentimentos e emoções – afinal, dizem que “o corpo fala”. “Clarear” significa efetuar o alinhamento das questões pessoais, encontrar a satisfação ou paz interior e agir com congruência.

Nesse contexto, “clarear” também significa buscar, senão proporcionar aumento na qualidade de vida, maior foco nas atividades desempenhadas, comunicação e comportamentos assertivos; assim como melhores resultados na conquista de objetivos.

Quer saber mais ? Quer clarificar suas questões ?

Entre em contato !