Coaching

Coaching

O que é ?

Coaching é uma técnica de apoio para reflexão, tomada de consciência, criatividade e assunção (de assumir ) responsabilidades com foco na definição de objetivos, criação de plano de ação e sua implantação.

É um processo de desenvolvimento pessoal, profissional e dos “insights” do indivíduo (perceber algo que ainda não tinha percebido) sobre si mesmo, em suas diferentes situações; de forma a obter novos ou melhores resultados com base na otimização de seus próprios recursos, técnicos e emocionais.

De minha parte, defino como “uma conversa agradável e compromissada com ações e resultados, no presente ou no futuro”; onde tenho como objetivo “apoiar o cliente a perceber sua própria grandeza e encontrar suas melhores respostas”.

Para que ?

Muitos caem na armadilha de dizer que sabem o que precisa ser feito.  Porém, com objetivos dispersos, sentem-se paralisados em suas dúvidas e pensamentos  – e não o fazem.

É assim que, na maioria das vezes, caminhamos por nossas vidas: sem sabermos exatamente para onde estamos indo, sem percebermos ou sem darmos muita atenção ao que estamos sentindo.

Nesse contexto, através do coaching, o cliente tem a possibilidade de clarear suas próprias ideias e decisões; assim como estabelecer um plano de ações focado em seus objetivos.

Aqui vale a frase : “Ninguém planeja fracassar, mas fracassa por não planejar.” (Jim Rohn, pensador americano).

Como ?

São realizados encontros individuais; semanais, com duração aproximada de uma hora, presenciais ou mesmo a distância.

Nesses encontros o coach apoia, senão motiva seu cliente a tomar consciência de suas competências, de suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a realização de seus objetivos.

O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras.

As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.

A coerência de valores e crenças é confrontada com a meta.

O cliente ou coachee é estimulado a avaliar as suas forças e fraquezas em face de seus objetivos e do meio em que este atua; assim como a definir ações que permitam alcançar os resultados desejados.

Durante o processo de coaching, o foco é sempre no presente e no futuro; sendo o coachee (cliente) apoiado para se manter em ação e realizar o que se propôs.

Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente.  Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

Usando no mundo real

O coaching pode funcionar como uma forma de :

  • estímulo e acompanhamento ( curto a longo prazo ) às necessidades de desenvolvimento pessoal;
  • acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e contextos;
  • contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução;
  • contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional;
  • fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso de equipes, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns;

Coaching pessoal ou de vida

Faço questão de observar que muito vem se falando do “coaching executivo”, cujo objetivo é o de apoiar profissionais e executivos na sua excelência pessoal, nos seus negócios ou nos negócios da empresa para a qual trabalha.

Mas, como é possível alinhar a atuação de um profissional em sua empresa sem antes alinhar sua própria vida pessoal ?

Neste contexto, e para qualquer pessoa, cabe o “coaching pessoal ou de vida”; cujo objetivo é apoiar o cliente no alinhamento de seus valores e na sua autorrealização.

A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida; como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc.