Lidando com a raiva de uma forma saudável !

Lidando com a raiva de uma forma saudável !

Ainda que poucos admitam, todos nós sentimos raiva –e não há mal nenhum nisso. A raiva é orgânica, biológica, natural. Administrada de maneira saudável, a raiva pode agir como uma energia positiva. Mal utilizada, a raiva pode causar problemas de saúde e relacionamento. Lidar com a raiva pode ser confuso; afinal é difícil saber o … Continuar lendo Lidando com a raiva de uma forma saudável !

Melhore seus relacionamentos com uma comunicação eficaz !

Melhore seus relacionamentos com uma comunicação eficaz !

Conflito em um relacionamento é algo praticamente inevitável. Em si, o conflito não é um problema. No entanto, o modo como é tratado pode aproximar as pessoas ou destruí-las. Pouca habilidade na comunicação, desentendimentos ou mal entendidos podem ser combustíveis para raiva e distanciamento. Vejamos abaixo algumas recomendações para uma comunicação eficaz e obtenção de … Continuar lendo Melhore seus relacionamentos com uma comunicação eficaz !

Quem não se comunica se trumbica.

Quem não se comunica se trumbica.

Abelardo Barbosa, está com tudo e não está prosa........ Se você, caro(a) leitor(a), tiver menos de 30 anos, muito provavelmente não terá ouvido falar de “Abelardo Barbosa”, mais conhecido por Chacrinha ou Velho Guerreiro (homenagem feita a ele por Gilberto Gil, em sua música "Aquele Abraço" – espero que do Gilberto você já tenha ouvido … Continuar lendo Quem não se comunica se trumbica.

Como se casar ?! (ou dicas de como viver bem com o seu próximo)

Como se casar ?! (ou dicas de como viver bem com o seu próximo)

O tema é esse mesmo (como se casar) e o vídeo abaixo é um presente da "The School Of Life" (legendas em português). Não tenho o que por, nem tirar. O vídeo fala por si próprio. Assisti-lo foi como levar um tapa na cara. Penso que precisamos todos voltar para a "escola", (re)aprender e recomeçar … Continuar lendo Como se casar ?! (ou dicas de como viver bem com o seu próximo)

“Gerenciamento Emocional Sistêmico”

“Gerenciamento Emocional Sistêmico”

Olá Pessoas Quero apresentar-lhes o novo portfólio do curso "Gerenciamento Emocional Sistêmico". Ainda que esse tema seja do interesse de todos, atualmente venho me empenhando para levar essa proposta para alunos do ensino médio e superior. Sintam-se à vontade para me contatar, perguntar, palpitar....  

A lagarta e a borboleta ( parte 2 – a evolução )

A lagarta e a borboleta ( parte 2 – a evolução )

Fico me perguntando o quanto deve ser doloroso para uma lagarta virar borboleta.... assim como, para cada um de nós, sair de sua própria zona de conforto, conquistar algo de novo, desafiar-se, atingir suas metas e objetivos, “subir um degrau na vida”.... A verdade é que, na vida, ou você está avançando ou se movendo … Continuar lendo A lagarta e a borboleta ( parte 2 – a evolução )

A lagarta e a borboleta ( parte 1 – a esperança )

A lagarta e a borboleta ( parte 1 – a esperança )

  Caro(a) leitor(a) Consegue imaginar uma lagarta nos seus “piores dias”; entrando em seu casulo e iniciando seu processo de transformação ? Uma lagarta que não consegue entender o que está acontecendo e porque está acontecendo - justamente com ela ? Assim como a lagarta, quem de nós já não teve a sensação de estar … Continuar lendo A lagarta e a borboleta ( parte 1 – a esperança )

Estresse: na mente ou no corpo ?

Estresse: na mente ou no corpo ?

Há uma corrente que diz que “a mente sente, o corpo fala”. Seja diante de situações que geram fortes emoções, seja por conta de nosso ruminismo, eis que “a mente” é sim responsável por “autorizar” a “liberação” de substâncias como o cortisol e a adrenalina, responsáveis por nos proporcionar uma cota extra de energia nos … Continuar lendo Estresse: na mente ou no corpo ?

A mente inconsciente – uma potência silenciosa

A mente inconsciente – uma potência silenciosa

Muito já se falou acerca do inconsciente; e o próprio termo nos remete a questões tais como “sombra, desconhecido, automático, sem controle, etc”;  atribuindo-se a ele o gerenciamento das atividades gerais de nosso corpo e de nossa vida, tais como “respirar, regular a temperatura do corpo, caminhar, digerir os alimentos" e por aí vai. Nessa … Continuar lendo A mente inconsciente – uma potência silenciosa

ORAÇÃO KAHUNA (prática milenar havaiana)

ORAÇÃO KAHUNA (prática milenar havaiana)

MUITA CALMA: não se deixe levar pelo nome "oração", acreditando que tem algo a ver com alguma seita ou igreja. Hoje, tanto a psicologia quanto a neurociência estão a desvendar o funcionamento da mente humana e seu impacto sobre nosso "estado de espírito"; pelo que o texto Kahuna está mais para estratégia de desintoxicação, autocura; senão … Continuar lendo ORAÇÃO KAHUNA (prática milenar havaiana)

COMO VIVER ?

COMO VIVER ?

Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam. Viva como as flores, advertiu o mestre. Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo. Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. Elas … Continuar lendo COMO VIVER ?

O “cavalo que pode voar” e o “refém emocional”

O “cavalo que pode voar” e o “refém emocional”

Ao procurar por "causos" para contar em minhas apresentações, encontrei a metáfora "seu cavalo pode voar"; cujo trecho que interessa para esse post é: "Um poderoso rei condenou um humilde súdito à morte. O homem, prestes a ser executado, propôs e teve a concordância do rei, permiti-lo ensinar o cavalo real a voar. Caso não … Continuar lendo O “cavalo que pode voar” e o “refém emocional”

Modelo de mundo (por onde tudo começa…)

Modelo de mundo (por onde tudo começa…)

Toda nossa vida gira em torno de nosso “modelo de mundo”. “Modelo de mundo” não é um “mundo ideal” ou um mundo idealizado. Modelo de mundo: são as referências subjetivas (e, na maioria das vezes, inconscientes) de um indivíduo que determinam a forma, a maneira como cada um de nós enxerga, percebe e se relaciona … Continuar lendo Modelo de mundo (por onde tudo começa…)

Mente seletiva.

Mente seletiva.

Ao processar simultaneamente um incontável número de informações e consumindo algo em torno de apenas 25 watts, a mente humana, ao longo de sua evolução, foi se tornando extremamente seletiva no reconhecimento de "padrões" visuais e auditivos.  Esse processo de padronização e reconhecimento facilita e muito nosso dia-a-dia, contribui para nossa sobrevivência.Agora, como todo "sistema" que … Continuar lendo Mente seletiva.

Higiene emocional (por Guy Winch)

Higiene emocional (por Guy Winch)

Vamos ao médico quando sentimos gripe ou uma dor persistente. Então, por que não consultamos um profissional de saúde quando sentimos alguma dor emocional : culpa, perda, solidão ? A maioria de nós não dá importância a necessidade de que todos temos de cuidar de nossas feridas emocionais. O psicólogo Guy Winch nos convida a … Continuar lendo Higiene emocional (por Guy Winch)

MEUS VOTOS PARA SEU 2017 (AUTOBIOGRAFIA EM 5 CAPÍTULOS) !

MEUS VOTOS PARA SEU 2017 (AUTOBIOGRAFIA EM 5 CAPÍTULOS) !

O texto que irá ler abaixo foi extraído de "O Livro Tibetano do Viver e do Morrer” - Sogyal Rinpoche - Editora Talento".   AUTOBIOGRAFIA EM 5 CAPÍTULOS Capítulo 1 Ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu caio… Estou perdido… sem esperança. Não é minha responsabilidade*. Levo uma eternidade para encontrar a … Continuar lendo MEUS VOTOS PARA SEU 2017 (AUTOBIOGRAFIA EM 5 CAPÍTULOS) !

10 MANEIRAS DE INCREMENTAR SUA QUALIDADE DE VIDA.

10 MANEIRAS DE INCREMENTAR SUA QUALIDADE DE VIDA.

  1. Reflita diariamente. Medite. Prepare-se. Dê o nome que quiser a isso; mas diariamente invista um tempo sozinho com seus próprios pensamentos. Certamente não é a primeira vez que você ouve esse conselho e há uma razão para isso! Há também uma razão para que esta seja a primeira etapa na lista. Ao não … Continuar lendo 10 MANEIRAS DE INCREMENTAR SUA QUALIDADE DE VIDA.

SILÊNCIO (aquele que não damos conta)

SILÊNCIO (aquele que não damos conta)

Saí para caminhar e me deixei levar pelos meus pensamentos. Lembranças vieram à tona, coisas por fazer, conversas e questões mal resolvidas, minhas queixas – ops, queixas ?! Sim, e, como qualquer outra pessoa, não são poucas.Me dei conta de que, automaticamente, meu “diálogo interno” havia se iniciado (Como anotei no texto sobre “ruminismo”, não … Continuar lendo SILÊNCIO (aquele que não damos conta)

Diga não à solidão.

Diga não à solidão.

Não são apenas os nossos filhos que precisam de amigos... Diga não à solidão" é uma campanha realizada na Inglaterra; onde mais da metade dos adultos sentem que não fizeram um novo amigo há muito tempo. Assista ao vídeo e recorde-se da criança que um dia já foi; recorde-se de sua essência e leveza ! No … Continuar lendo Diga não à solidão.

Como pensamos é mais importante do que o que sabemos.

Como pensamos é mais importante do que o que sabemos.

Com mais de 10 mil pensamentos passando por nossas cabeças todos os dias, muitos de nós não conseguem ou não sabem distinguir a diferença entre os próprios pensamentos de sua forma (estratégia) de pensar e, nesse caso, sequer questionam sua eficácia. Atualmente vivemos em um mundo de distração. A informação nos atinge de várias formas … Continuar lendo Como pensamos é mais importante do que o que sabemos.