E se trabalhar menos fosse a chave para fazer mais ?

E se trabalhar menos fosse a chave para fazer mais ?

Quem de nós já não teve a sensação de que o tempo, as horas de que dispomos para nosso trabalho diário não são suficientes para fazer tudo o que precisamos fazer. Tarefas que deveriam demorar apenas alguns minutos se estendem por horas, enquanto o resto do trabalho se acumula. Para a maioria, a solução é … Continuar lendo E se trabalhar menos fosse a chave para fazer mais ?

O “cavalo que pode voar” e o “refém emocional”

O “cavalo que pode voar” e o “refém emocional”

Ao procurar por "causos" para contar em minhas apresentações, encontrei a metáfora "seu cavalo pode voar"; cujo trecho que interessa para esse post é: "Um poderoso rei condenou um humilde súdito à morte. O homem, prestes a ser executado, propôs e teve a concordância do rei, permiti-lo ensinar o cavalo real a voar. Caso não … Continuar lendo O “cavalo que pode voar” e o “refém emocional”

Modelo de mundo (por onde tudo começa…)

Modelo de mundo (por onde tudo começa…)

Toda nossa vida gira em torno de nosso “modelo de mundo”. “Modelo de mundo” não é um “mundo ideal” ou um mundo idealizado. Modelo de mundo: são as referências subjetivas (e, na maioria das vezes, inconscientes) de um indivíduo que determinam a forma, a maneira como cada um de nós enxerga, percebe e se relaciona … Continuar lendo Modelo de mundo (por onde tudo começa…)

Mente seletiva.

Mente seletiva.

Ao processar simultaneamente um incontável número de informações e consumindo algo em torno de apenas 25 watts, a mente humana, ao longo de sua evolução, foi se tornando extremamente seletiva no reconhecimento de "padrões" visuais e auditivos.  Esse processo de padronização e reconhecimento facilita e muito nosso dia-a-dia, contribui para nossa sobrevivência.Agora, como todo "sistema" que … Continuar lendo Mente seletiva.

Higiene emocional (por Guy Winch)

Higiene emocional (por Guy Winch)

Vamos ao médico quando sentimos gripe ou uma dor persistente. Então, por que não consultamos um profissional de saúde quando sentimos alguma dor emocional : culpa, perda, solidão ? A maioria de nós não dá importância a necessidade de que todos temos de cuidar de nossas feridas emocionais. O psicólogo Guy Winch nos convida a … Continuar lendo Higiene emocional (por Guy Winch)

MEUS VOTOS PARA SEU 2017 (AUTOBIOGRAFIA EM 5 CAPÍTULOS) !

MEUS VOTOS PARA SEU 2017 (AUTOBIOGRAFIA EM 5 CAPÍTULOS) !

O texto que irá ler abaixo foi extraído de "O Livro Tibetano do Viver e do Morrer” - Sogyal Rinpoche - Editora Talento".   AUTOBIOGRAFIA EM 5 CAPÍTULOS Capítulo 1 Ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu caio… Estou perdido… sem esperança. Não é minha responsabilidade*. Levo uma eternidade para encontrar a … Continuar lendo MEUS VOTOS PARA SEU 2017 (AUTOBIOGRAFIA EM 5 CAPÍTULOS) !

10 MANEIRAS DE INCREMENTAR SUA QUALIDADE DE VIDA.

10 MANEIRAS DE INCREMENTAR SUA QUALIDADE DE VIDA.

  1. Reflita diariamente. Medite. Prepare-se. Dê o nome que quiser a isso; mas diariamente invista um tempo sozinho com seus próprios pensamentos. Certamente não é a primeira vez que você ouve esse conselho e há uma razão para isso! Há também uma razão para que esta seja a primeira etapa na lista. Ao não … Continuar lendo 10 MANEIRAS DE INCREMENTAR SUA QUALIDADE DE VIDA.

SILÊNCIO (aquele que não damos conta)

SILÊNCIO (aquele que não damos conta)

Saí para caminhar e me deixei levar pelos meus pensamentos. Lembranças vieram à tona, coisas por fazer, conversas e questões mal resolvidas, minhas queixas – ops, queixas ?! Sim, e, como qualquer outra pessoa, não são poucas.Me dei conta de que, automaticamente, meu “diálogo interno” havia se iniciado (Como anotei no texto sobre “ruminismo”, não … Continuar lendo SILÊNCIO (aquele que não damos conta)