Como pensamos é mais importante do que o que sabemos.

Como pensamos é mais importante do que o que sabemos.

Com mais de 10 mil pensamentos passando por nossas cabeças todos os dias, muitos de nós não conseguem ou não sabem distinguir a diferença entre os próprios pensamentos de sua forma (estratégia) de pensar e, nesse caso, sequer questionam sua eficácia.

Atualmente vivemos em um mundo de distração. A informação nos atinge de várias formas e direções, mais rápido do que podemos processá-la. No final das contas não conseguimos processar tudo – até porque impossível.

Pela falta de um pensamento crítico e seletivo, gastamos muita energia mental e obtemos pouco ou nenhum resultado.

O que fazer ?

“Pense” sobre o que está pensando

Nosso mundo transpira negatividade e violência e nem sempre estamos conscientes dos efeitos em nossa vida pessoal. Quando menos nos damos conta, estamos conectados a essa corrente, partilhando e espalhando o medo e a agressividade; limitando o nosso crescimento pessoal e o daqueles ao nosso entorno; criando discórdias e inimizades. Não ajudamos a nós e nem a ninguém participando do negativo.

Há uma “crença coletiva” de que as coisas “são assim mesmo” – quando talvez não sejam; e poucos de nós aprenderam que nossas verdades (crenças) podem e devem ser desafiadas, questionadas, atualizadas. Afinal, o fato de “um dia” alguém não ter gostado de nós (ou do que fizemos) não significa que hoje todo mundo nos odeia; ou por conta de um dia não termos conseguido terminar uma tarefa sejamos incapacitados ou incompetentes.

Se queremos algo de melhor para nós e para nossos filhos, se desejamos uma vida alegre e produtiva, uma vida que transforma nosso mundo ferido, é hora de pensar sobre o que estamos pensando.

Através dos pensamentos e crenças que nutrimos, modelamos, criamos o mundo – pois são eles que determinam nossas escolhas e comportamentos.

Selecione

Imagino que você já tenha se dado conta de que falamos conosco mesmo – e respondemos; enfim “ruminamos”.

Quando o processo é “criativo” o resultado é o desenvolvimento de novas ideias. Mas quando nosso pensamento habita no passado, revivendo experiências que não mais nos servem, nossa capacidade de funcionar no presente acaba comprometida.

Nossos pensamentos programam nossas vidas a uma taxa de 1300 a 1800 palavras por minuto, 24 horas por dia. Por conta disso é de extrema importância selecionar o tipo de informações que entrará em nossas mentes: programas de TV, revistas, músicas, conversas, amizades, hábitos.

Se estivermos constantemente recebendo contribuições negativas, nossa programação será em grande parte negativa – que, por sua vez, prejudicará nossa capacidade de viver vidas felizes e saudáveis.

Pense Crítica e Analiticamente

Habilidades são importantes – é fato. Indivíduos com muitas habilidades são ótimos empregados e capazes de fazerem muita coisa.

Mas pessoas ideias próprias, que questionam e pensam além são capazes de iniciar novos empreendimentos. Eles se tornam e inspiram, por suas próprias atitudes, o surgimento de novos líderes e visionários.

Pense como um líder

Liderança não é a capacidade de ser gerente ou administrar um negócio. Acima de tudo, liderança é a capacidade de pensar por si mesmo e depois agir, criando assim uma vida que serve aos outros e que faz a diferença.

Cada um de nós, independentemente da sua personalidade única, condição social ou econômica, tem a capacidade de ser um líder.

Saiba que a obtenção de assistência é benéfica e importante; e pode assumir diferentes formas, desde a intervenção profissional até atividades simples de atenção pessoal – como a meditação.

Ironicamente, o obstáculo para procurar ajuda pode muito bem ser o nosso próprio pensamento – limitante.

 

 

 

 

O que achou desse artigo?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.