A PAZ OU A ESPADA ?

A PAZ OU A ESPADA ?

Disse Jesus que não veio trazer a paz, mas a espada.

Como poderia um pacifista, tal qual Gandhi, referir-se à questões bélicas ?

Outra não pode ser a resposta senão a de que ele se referia à nossa luta interna; mais propriamente dita àquela contra a prevalência de nossos “impulsos primitivos”, sombra ou ainda ego.

O ser humano é marcado historicamente pelo medo; medo este transmitido inconsciente e coletivamente, desde as cavernas, de geração para geração.

“Penso que”, quando de nossos primeiros passos transitamos pelo medo assim como transitamos por qualquer outra experiência – com muita curiosidade.

Porém, com a pressão e as exigências daqueles que já se “transformaram”, já se enrijeceram e se desconectaram de sua própria essência, vamos também por nossa vez criando nossas máscaras e nos apegando cada vez mais às lendas, aos tabus, às crenças – desatualizadas.

Por conta da perda de nossa curiosidade e flexibilidade, a cada nova experiência desconsideramos a oportunidade do recomeço, da possibilidade do novo, e nos (re)conectamos na maioria das vezes à experiências negativas, frustrantes, traumáticas – como se assim o fazendo não tivéssemos oportunidade de escolha.

Mas se a vida é feita de escolhas, cabe a nós questionar (ou não) se optamos pela “paz” (zona de conforto, estagnação, lugar comum, mesmice, repetição de padrões) ou pela “espada” (reforma íntima, quebra de padrões de pensamento e comportamento, busca de novos resultados, mudança de vida).

Seja com uma escolha, seja com a outra, o fato é que o “medo” continuará a fazer parte de nossas vidas – afinal, ele é biológico, orgânico.

Então, talvez seja interessante considerar que tanto numa situação quanto noutra a energia gasta será a mesma e, assim o sendo, definir qual o resultado que de fato se deseja.

Namastê !

O que achou desse artigo?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s