15 Passos para a Atenção Plena no Trabalho

15 Passos para a Atenção Plena no Trabalho

O presente artigo foi originalmente publicado no site “Budismo Petrópolis“.

Até onde me consta, atenção plena, mindfulness e momento presente nos levam ao mesmo resultado.

Os “entendidos” nos ensinam que essa prática é necessária para se obter o controle sobre a própria mente , e assim, o fim do sofrimento. (Agora cá entre nós: desde quando “controlamos” alguma coisa ? Desde quando algo é controlado no universo ? Que medo é esse que nos faz tentar brincar de Deus ?)

Voltando a questão, atenção plena também significa prestar atenção àquilo que é, de momento a momento. Para que isso seja possível, somo convidados a suspender temporariamente todos os conceitos, imagens, juízos de valor, interpretações, comentários mentais e opiniões. 

Nas palavras de um monge com o qual fiz um curso de meditação, esse processo todo pode ser resumido numa única palavra: FOCO; ou seja,  “esvaziar a mente” ou “suspender os comentários mentais” significa especificamente FOCAR NO QUE DE FATO IMPORTA.

“Focar no que importa” ainda é uma das mais eficientes estratégias para nossa higiene mental; para proteção de nossa mente de tantas informações e estímulos (na sua maioria inúteis ou desnecessários); enfim, para minimizar os efeitos do estresse e em prol de qualidade de vida – mental e física.

Quero ainda aproveitar e convidar o leitor a (re)ler os posts “Mindfulness – O que é isso ?” e “Mindfulness é realmente a cura para o estresse no trabalho ?

E agora vamos as recomendações do Budismo Petrópolis.

Namastê

1. Começa o teu dia com 10 minutos de sessão de meditação sentada.

2. Aproveite o tempo para se sentar e desfrutar de tomar o café da manhã em casa.

3. Lembre-se todos os dias da sua gratidão por estar vivo e ter 24 novas horas de vida para viver.

4. Tente não dividir o seu tempo em ” meu tempo ” e ” trabalho.” todo o tempo pode ser seu próprio tempo se você ficar no momento presente se mantiver em contato com o que está acontecendo no seu corpo e mente. Não há razão para que o seu tempo no trabalho seja menos agradável do que o seu tempo em qualquer outro lugar.

5. Resista ao impulso de fazer chamadas no seu celular enquanto estiver a caminho ou voltando do trabalho, ou a caminho dos compromissos Permita-se, desta vez, este tempo estar só com você, com a natureza e com o mundo à sua volta.

6. Arranje uma área para observar a respiração no local de trabalho onde poderá ir para se acalmar, parar e descansar. Faça intervalos regulares se respiração para voltar ao seu corpo e trazer os seus pensamentos de volta para o presente.

7. Na hora do almoço, coma apenas a sua comida e não os seus medos ou preocupações. Não coma o almoço na sua mesa de trabalho. Mude de ambiente. Vá dar um passeio.

8. Faça um ritual para beber o seu chá. Pare o trabalho e olhe profundamente para o seu chá para ver tudo o que foi necessário para fazê⁻lo: as nuvens e a chuva, as plantações de chá e os trabalhadores que colhem o chá.

9. Antes de ir a uma reunião, visualize alguém muito tranquilo, consciente e hábil para estar com você. Refugie-se nesta pessoa para ajudar te manter calmo e em paz.

10. Se sentir raiva ou irritação, abstenha-se de dizer ou fazer alguma coisa imediatamente. Volte para a sua respiração e siga a sua inspiração e expiração até você se acalmar.

11. Pratique olhar para o seu chefe, os seus superiores, os seus colegas ou os seus subordinados como seus aliados e não como seus inimigos. Reconheça que trabalhar colaborativamente traz mais satisfação e alegria do que trabalhar sozinho. Saiba que o sucesso e a felicidade de todos é o seu próprio sucesso.

12. Expresse a sua gratidão e apreço aos seus colegas regularmente pelas suas qualidades positivas. Isto irá transformar todo o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais harmonioso e agradável para todos.

13. Tente relaxar e restaurar-se antes de ir para casa, para que não traga energia negativa acumulada ou frustração para casa com você.

14. Tire algum tempo para relaxar e voltar para si quando chegar a casa antes de começar as tarefas domésticas. Reconheça que a multitarefa significa que nunca está totalmente presente em algo. Faça uma coisa de cada vez e dê a isso toda a sua atenção.

15. No fim do dia, guarde um registro de todas as coisas boas que aconteceram no seu dia. Regue as suas sementes de alegria e gratidão regularmente para que elas possam crescer.

O que achou desse artigo?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s