Mindfulness – comece a meditar no seu local de trabalho.

 

meditação no trabalho

Você tem acompanhado a evolução das propostas de mindfulness e, consequentemente, sobre o bem estar gerado pela meditação – no trabalho ?

Provavelmente não, porque mesmo enquanto você lê esta pergunta muitos outros textos estão sendo publicados. Tem havido um fluxo constante de novas histórias de investigação e de notícias sobre os benefícios da meditação; assim como sobre tantas outras práticas de respiração consciente.

Como se relata, a meditação aumenta a energia, ajuda no foco, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a resiliência e, possivelmente, sutilmente muda sua vida e seu cérebro para melhor.

Claro, nem todo mundo acredita no poder da meditação; mas, uma vez comprada essa ideia, eis que o grande obstáculo passa a ser o de “achar um tempo”, encaixar esse novo compromisso (meditar) em sua rotina, em sua agenda diária.

Muito provavelmente, apenas o pensamento de “ter que achar um tempo para fazer mais alguma coisa” em seu dia (já corrido) resulte num novo estresse.

Então, o que fazer ?

Aprendi que é mais produtivo iniciar o dia pela tarefa mais desafiadora (aquela que consideramos a mais difícil); pois, uma vez concluída, lidaremos com mais facilidade com o que vier depois.

Então, aqui vai uma proposta radical: comece a prática de meditar no trabalho.

Como ? No trabalho ? No escritório ? Meditar naquele lugar estressante ?

Isso mesmo. O “escritório” ou seu local de trabalho (aquele que você frequenta ao menos cinco dias por semana) é, na verdade, o lugar ideal para meditar – justamente por suas próprias adversidades.

Alguém já disse que “é fácil ser um homem santo no topo de uma montanha”, nas igrejas, cultos, espaços de meditação, etc

Mas, e como fica o dia a dia ?

Praticar essa ideia em seu local de trabalho não apenas o ajudará a gerenciar os efeitos do estresse – aquele característico de sua atividade profissional; assim como contribuirá a tornar o ambiente mais pacífico, colaborativo, criativo e produtivo.

Para essa prática diária não são necessários grandes compromissos de tempo ( 10 a 15 minutos pode até ser muito). No dia-a-dia, um par de minutos poderá lhe ser de extrema utilidade. Mesmo que você seja um médico de emergência ou cuide de crianças de tenra, agende esses preciosos minutos para momentos antes do início de sua atividade – seu dia fluirá melhor.

E quando você se perceber começando a se sentir estressado, lembre-se: RESPIRE !

O simples ato de respirar nos proporciona:

repiração no trabalho

  1. Possibilidade de prática de “momento presente”. Quando conseguimos respirar de forma adequada nos é possível maior controle sobre nossas emoções e clareza sobre o que está acontecendo, nos possibilitando a interrupção do círculo vicioso causado pelo estresse.
  2. Relaxamento geral: o corpo e a mente são favorecidos com uma respiração profunda. Isso acontece por causa da respiração abdominal, a qual permite o alongamento dos músculos e a diminuição da frequência cardíaca.
  3. O aumento da capacidade respiratória: os pulmões tornam-se mais ágeis para a entrada de ar.
  4. Melhora do funcionamento do cérebro: ao oxigenar todos os tecidos de um modo mais profundo, o cérebro funciona bem melhor.
  5. Redução da inflamação abdominal: Isto acontece porque o estômago é também um centro onde as tensões são construídas. Se você respirar melhor e relaxar, todo o seu corpo sentirá o mesmo. Além disso, a respiração profunda estimula o intestino e rins, tornando melhor a remoção de toxinas.
  6. Alívio do estresse cardíaco.

Até mais.

Leia também:

https://clareandoideias.com/2016/01/13/mindfulness-o-que-e-isso/

http://www.istoe.com.br/reportagens/112799_MEDITACAO+NO+TRABALHO

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/4-beneficios-que-a-meditacao-traz-para-sua-carreira

O que achou desse artigo?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s