O que é “estresse” ?

O que é “estresse” ?

Quer um exemplo simples para entender o que é o estresse ?

Aqui vai: “Às vezes o estresse é como tomar aquele “solzinho gostoso”. Quando você se dá conta, já é tarde….”

EstresseO que o “solzinho gostoso” tem a ver com o estresse ?

Veja só: sol eu tomo, você toma, eles tomam, todos nós tomamos – e inclusive é imprescindível a vida. O tal “solzinho gostoso” pode até ser gostoso, nos fazer sentir bem, ser imprescindível; mas se não nos cuidarmos, se não soubermos nos proteger ou nos expusermos a ele na dose certa, ele irá sim queimar nossa pele, nos prejudicar, fazer mal a nossa saúde.

Quero com isso dizer que o estresse (assim como o sol) não é algo exclusivo a uma ou outra pessoa. Portanto, eu me estresso, tu se estressa, eles se estressam, todos nós nos estressamos em maior ou menor escala – ele é “biológico, orgânico”.

Assim como muitas vezes ocorre com o tal “solzinho gostoso”, podemos até fazer de conta de que o estresse não existe, de que não estamos sujeitos aos seus efeitos; porém – ele sempre estará lá. Na dose certa ele pode nos beneficiar. No descuido, porém, torna-se prejudicial a saúde.

Mas afinal, o que é o estresse ?

O estresse é uma reação orgânica, um sinal emitido por nosso corpo – originariamente para nos manter vivos.

Imagine você lá na pré-história, nos tempos das cavernas. Era o estresse que (ao fazer com que seu organismo produzisse algumas substâncias) colocava você para correr – correr para comer (caçar) e correr para não virar comida (fugir do animal que o caçava). É o estresse que também muitas vezes te paralisava – e assim te impedia de avançar em situações de risco; ou, de forma contrária, te dava uma energia (a lá incrível Hulk) capaz de derrubar paredes, enfrentar leões ou legiões – também para garantir sua sobrevida.

Mas se o objetivo do estresse é garantir a sobrevida, porque atualmente se faz tanto alarde ?

É muito simples. Nossa vida tornou-se extremamente sedentária. Com o controle remoto nas mãos nem mais levantamos do sofá para trocar os canais da TV. Quem hoje sobre os “antiguados” degraus das escadas tendo escadas-rolantes ou elevadores ao lado ? Caminhar até a padaria tendo carro na garagem ? Enfim, com esse cenário, nossos corpos deixaram de absorver, eliminar e/ou reagir de forma adequada àquelas substâncias produzidas pelo estresse. Estamos funcionando como uma panela de pressão com sua válvula entupida.

Se não conseguir imaginar o que vem a seguir, fica aqui uma sugestão….

estresse

Em breve falarei um pouco mais a respeito desse assunto.

Até mais.

 

O que achou desse artigo?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s