A curiosidade matou o gato ! Será ? ? ?

Hoje, ao ser questionado sobre particularidades do “curso de resiliência” que apresentarei neste próximo curiosidade & gato sábado (20/junho), me dei conta que quando criança ouvi infinitas vezes a frase “a curiosidade matou o gato”.  Ouvi da boca dos meus pais, familiares, vizinhos. Adultos a
diziam a todo instante; as crianças a repetiam por tabela – de tanto ouvi-la dos adultos; afinal, era “feio” ser curioso.

Neste momento percebi que não foi o gato que morreu; mas sim a criatividade, a genialidade, a coragem, a perseverança de toda uma geração.

Que não se confunda indiscrição, intromissão com interesse, investigação, desejos de conhecimento, crescimento e evolução.

gato & satisfaçãoApesar de nosso “jeitinho brasileiro”, nossa sociedade ainda hoje é limitada, tem medo de ousar e de experimentar o novo, de se expor. Ainda que saia pelada às ruas no carnaval; “amarela” diante das pressões e desafios. E quando não ocupamos nosso espaço, nosso lugar ao sol e outros o fazem por nós, nos sentimos como “patinhos feios”, coitadinhos, vítimas. Dizem que “é assim mesmo…”.

Hoje percebo que não. Sem um mínimo de “curiosidade” ficamos à mercê da vida; limitamo-nos ao “lugar comum”. Sem a curiosidade e perseverança de Thomas Edison talvez não tivéssemos as lâmpadas, muito provavelmente ainda viveríamos a base de tochas e lampiões.

Sem um mínimo de curiosidade a humanidade não teria chegado aonde chegou.curiosidade

Voltando a questão da “curiosidade”, fiz uma rápida retrospectiva e procurei na mente quantos de meus amigos saíram de seu lugar comum, de sua zona de conforto e foram à luta por melhores condições de vida, foram atrás de seus sonhos; aventuraram-se nas artes, mostraram ao mundo suas essências, seus talentos….

Viajei …… e não encontrei ninguém; apenas alguns poucos que decidiram sair do lugar onde cresceram.

Então, será que ter curiosidade é ainda tão feio ou será que ainda não estamos preparados para os questionamentos, para as perguntas ousadas que não sabemos responder ?

Também costumo ouvir que “a vida é feita de escolhas”.

Se essa frase te disser respeito ou te tocar de alguma maneira, ficam meus melhores votos de que se “permita” um pouco de curiosidade para explorar novos horizontes, se lançar a novas oportunidades, para melhor conhecer a si mesmo.

Imagino que poderá se surpreender com o que há de descobrir….

Gato ou LEÃO

 

 

 

Um comentário em “A curiosidade matou o gato ! Será ? ? ?

O que achou desse artigo?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s