A visão que tenho do outro…

Falamos que a linguagem é fonte de mal-entendidos.

Se houver algum mal-entendido em nossa comunicação, certamente também haverá um “mal-estar” em nossos relacionamentos, nossos planos provavelmente serão frustrados e, no final, também não ficaremos muito confortáveis com nossas emoções e sentimentos – coisa básica.

Nesse turbilhão, além da questão da comunicação em si, importante também considerar a “forma pela qual vejo o outro”. A visão que tenho do outro

Você se lembra da chamada na propaganda da Valisere: “a primeira impressão é a que fica”.

Nossos relacionamentos, a princípio, seguem a chamada desse anúncio: dependem da primeira impressão que temos de alguém, seja ela boa, seja ela má.

Formamos uma ideia ou julgamento e pronto: já está tudo certo e definido. Como somos “sábios”, nossos julgamentos se transformam em verdades absolutas, sem necessidade de qualquer revisão ou atualização.

E assim seguimos nossas vidas, achando que somos “donos da verdade”; e sem nos permitirmos a um pouquinho de “curiosidade”. Poucos de nós se permitem a flexibilidade do olhar, a rever seus pontos de vista ou opiniões.

Esperamos que o “outro” reconheça nosso esforço, conquistas e evolução; e nem sempre retribuímos ao outro esse mesmo comportamento.

A “cristalização do olhar ou de um ponto de vista” não é lá muito saudável – afinal, hoje já sabemos que nada é estático, nada é estável nessa vida; tudo muda e a todo instante.

A esse respeito tenho aqui na minha página a metáfora “Tudo depende do tipo de lente….”. Recomendo a leitura e reflexão.

https://clareandoideias.com/artigos-metaforas/tipo-de-lente/

O que achou desse artigo?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s